A qualidade exigida na indústria alimentícia está cada vez mais elevada. Esse aumento se deve à necessidade de proteger os consumidores, garantindo que os alimentos sejam mais saudáveis e saborosos. Para isso, são utilizados sistemas de controle de qualidade, que são vitais para uma produção adequada e para atender aos padrões mínimos de qualidade exigidos nos alimentos, o que torna sua importância na indústria imensa.
O que é o controle de qualidade de alimentos?
Quando falamos em controle de qualidade de alimentos, referimo-nos ao processo que as empresas utilizam para garantir que o alimento esteja em boas condições e que seu sabor seja ideal.
Graças a esse controle, podemos distinguir entre os alimentos aptos para o consumo humano e os que não são. Para isso, o alimento passa por uma série de testes (tecnológicos, físicos, químicos, microbiológicos, nutricionais e sensoriais) que determinam sua adequação.
Esses controles são especialmente relevantes em produtos do mar ou frutos do mar, onde são exigidas rigorosas garantias de qualidade e higiene, além de garantir que a cadeia de frio não seja interrompida, mantendo o produto fresco e seguro.
Sistemas de visão artificial para o controle de qualidade de alimentos
A automação do controle de qualidade é um dos investimentos mais rentáveis para as indústrias, especialmente para a alimentícia. Além disso, quando complementada com sistemas de visão artificial, os resultados do controle são ótimos e altamente recomendáveis, aumentando a eficiência, rapidez e rentabilidade.
A visão artificial agrega um valor muito significativo ao processo de controle de qualidade. Graças a essa tecnologia, como empresa, teremos a capacidade de:
- Saber instantaneamente se um produto atende ou não às condições predefinidas.
- Conhecer com precisão o tamanho do produto.
- Detectar inconsistências na cor ou defeitos na forma (tanto interna quanto superficialmente).
Esses benefícios, junto a muitos outros, facilitam um excelente controle de qualidade, cujos resultados proporcionam à sua empresa uma produtividade e eficiência incomparáveis. Além disso, a coleta de dados massivos e a possibilidade de explorá-los com outras soluções de software oferecem informações muito valiosas sobre os processos industriais, possibilitando outras melhorias no processo.
Benefícios econômicos de incorporar um sistema de visão artificial no controle de qualidade
Como mencionado anteriormente, a integração de um sistema de visão artificial em um controle de qualidade é uma das incorporações mais rentáveis para uma empresa. O retorno sobre o investimento (ROI) é maior, o que se justifica por diversos fatores:
Redução de custos trabalhistas:
Muitos processos de controle de qualidade dependem da inspeção humana, o que requer uma quantidade determinada de recursos humanos. Por outro lado, os sistemas de visão artificial realizam essa tarefa em alta velocidade, com base em critérios consistentes e de forma completamente automatizada.
Melhorias operacionais:
Considerando os tempos de inatividade da linha, os gargalos e os custos de manutenção que a implementação da solução de visão artificial elimina, é altamente rentável incorporar esse tipo de sistema.
Custos de qualidade:
Os custos gerados para manter a qualidade adequada para a venda do produto são minimizados com a incorporação de um sistema de controle de qualidade baseado em visão artificial.
Essa tecnologia reduz consideravelmente o desperdício na produção, bem como os custos associados à reinspeção, à redução do nível de satisfação do cliente, à gestão de reclamações de clientes e ao recolhimento de produtos. A visão artificial garante que apenas os produtos que atendem a requisitos específicos de qualidade cheguem ao cliente final.
Na VRAIA, desenvolvemos vários sistemas de controle de qualidade que incorporam visão artificial, com resultados incríveis e, consequentemente, um alto nível de satisfação de nossos clientes. Se você está pensando em incorporar um sistema de controle de qualidade em sua empresa, não hesite em nos contatar.