A visão artificial está por trás de muitos grandes avanços na automação industrial. Um dos destaques mais notáveis é a capacidade de automatizar os processos de controle de qualidade.
Em muitas empresas, o controle de qualidade ainda é realizado manualmente. No entanto, embora a capacidade humana de inspecionar visualmente diferentes objetos seja elevada, a subjetividade e a fadiga resultantes da realização de tarefas repetitivas podem causar erros.
Por outro lado, os sistemas baseados em visão artificial proporcionam um método eficaz para o controle de qualidade, agregando valor às operações de inspeção.
Benefícios da visão artificial para o controle de qualidade:
- Eliminação da subjetividade associada à inspeção humana: Esses sistemas utilizam critérios constantes e quantificáveis que se mantêm ao longo do tempo.
- Flexibilidade: Os sistemas de visão permitem a adaptação à criação de novas referências e são escaláveis em termos de hardware. Portanto, apresentam-se como uma tecnologia flexível, adaptando-se às mudanças na produção.
- Velocidade: Permitem a inspeção de 100% da produção, mesmo em processos de alta cadência.
- Redução de custos: Ajudam a reduzir os custos associados aos processos de controle de qualidade. Garantindo a qualidade da produção, evitam-se os custos de possíveis reclamações/devoluções de clientes.
Existem múltiplas aplicações da visão artificial para o controle de qualidade, sendo uma tecnologia muito transversal, com aplicações em diversos setores industriais.
Algumas das aplicações mais comuns incluem: detecção de defeitos superficiais, verificação de montagens, inspeção de vedação correta do produto, controle de rotulagem, contagem de elementos, metrologia dimensional, classificação por tipo de produto ou níveis de qualidade, entre outras.
Quer aplicar a visão artificial em algum dos seus processos de controle de qualidade? Entre em contato conosco!