15
Para as indústrias que operam máquinas de bobinagem metálica, revestimento e impressão, os sistemas de detecção de defeitos e inspeção de bobinas são a melhor maneira de oferecer confiabilidade e altas velocidades de produção aos consumidores.
Aplicando visão artificial, é possível realizar rigorosas verificações de superfície, automatizar a linha de produção e oferecer vantagens competitivas.
Fique conosco para descobrir como esses sistemas funcionam e de que maneira estão transformando a indústria do futuro.
O que é um sistema de inspeção de bobinas?
Um sistema de inspeção de bobinas é um mecanismo integrado por múltiplos dispositivos, cujo principal objetivo é controlar minuciosamente toda a superfície de uma bobina, centímetro por centímetro.
Esses sistemas podem desenrolar, identificar anomalias em uma superfície, eliminar o segmento defeituoso, unir novamente o material e enrolar a bobina. Tudo isso em alta velocidade.
Existem múltiplos modelos que variam desde a inspeção até a modificação, de acordo com os controles de qualidade.
Graças a esses sistemas, é possível introduzir na linha de produção uma bobina principal ou mãe e segmentá-la em várias bobinas menores, eliminar defeitos, corrigir espessura e até mesmo imprimir. Tudo dependerá das necessidades específicas do setor.
Como funciona a inspeção de bobinas?
Embora cada modelo no mercado possua suas próprias técnicas para agregar valor ao material, todos compartilham a mesma essência.
Os sistemas de inspeção de bobinas contam com um conjunto de câmeras que apoiam a visão artificial, permitindo que um software poderoso analise uma superfície e detecte anomalias.
Sem tempos mortos, os componentes integrados à linha de inspeção eliminam o segmento defeituoso e unem novamente as extremidades.
No mercado de bobinas metálicas, por exemplo, é comum incorporar tesouras rotativas de alta velocidade, lubrificadores e soldadoras a laser para realizar o processo.
Podem ser incluídos cortadores transversais e centrais para separar as bobinas em vários segmentos.
Nas fases finais de produção, pode-se incorporar um verificador adicional que mede detalhes como o valor volumétrico da bobina, evitando qualquer possível incompatibilidade com as ferramentas de desenrolamento padrão do cliente.
Aplicações de um sistema de inspeção de bobinas
Em uma análise geral, esses sistemas permitem a completa automação dos níveis 2 e 3 em uma linha de produção que trabalha especificamente com bobinas.
Embora o mercado de maior demanda seja o de bobinagem à base de lâminas metálicas, vital para a indústria metalúrgica e linhas de aço, também são extremamente úteis para a inspeção de papel, têxteis, couro, filme plástico e impressão de etiquetas.
Como a visão artificial é minimamente invasiva, ela pode ser aproveitada em materiais delicados.
Em aplicações específicas, esses sistemas de inspeção podem ser adaptados para tarefas como:
- Detecção de falhas no revestimento.
- Remoção de superfícies defeituosas.
- Medição automática de bordas.
- Medição automática de espessura.
- Inspeção de marcas impressas para rastreabilidade.
- Detecção de anomalias em cores, figuras, símbolos ou códigos de barras.
- Controle na produção de etiquetas.
- Movimento de material em alta velocidade sem deslocamento da bobina.
Papel da inspeção de bobinas no controle de qualidade
Como esses sistemas podem operar a velocidades de até 600 m/min, com um alto nível de detecção não invasiva de anomalias para correção, sem tempos mortos ou necessidade de desmontagem pelo operador, eles são considerados a melhor alternativa para a automação do controle de qualidade.
Tudo isso com um nível de eficiência impossível de ser reproduzido por trabalho humano.
Vantagens dos sistemas de inspeção de bobinas
Aqui estão as principais vantagens ou benefícios dos sistemas de inspeção de bobinas aplicados ao setor industrial:
- Alta produtividade sem sacrificar o controle de qualidade.
- Automação de processos.
- Capacidade de trabalho colaborativo.
- Alto controle da produção.
- Considerável diminuição de reembolsos por defeitos.
- Redução de custos energéticos.
- Minimização de tempos mortos.
- Redução da necessidade de mão de obra em tarefas perigosas ou estressantes.
- Fácil incorporação em qualquer linha de produção.
- Otimização das operações.
- Fácil manutenção.
Inspeção de bobinas para pequenas e médias empresas (PMEs)
No início, a tecnologia de visão artificial (necessária para este sistema) representava um alto custo em termos de investimento inicial e requisitos de espaço. Isso é coisa do passado.
Os novos equipamentos de controle de qualidade de bobinas podem incorporar um grupo selecionado de equipamentos econômicos e de alto desempenho, ideais para pequenas e médias indústrias que buscam expandir seus horizontes produtivos.
À medida que exploram as capacidades do sistema, podem incorporar ferramentas para passar da supervisão ou detecção de anomalias para a automação completa, a baixo custo.
Conclusão
A inspeção de bobinas por meio da visão artificial é um exemplo valioso que nos lembra do poder da automação nos processos produtivos do futuro e do impacto que tem na qualidade do produto final.
Ao beneficiar diretamente o consumidor, não apenas permite alcançar padrões superiores de produção no mercado, conquistando valor diferenciado, mas também se percebe o impacto na marca.
Está pronto para incorporar esta solução transformadora e garantir seu lugar no modelo industrial 4.0? Nós te assessoramos!